O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), premiará os destaques do esporte no município. A homenagem terá o nome de Jucemar Lima, importante figura do cenário esportivo criciumense, que morreu precocemente aos 38 anos, vítima de homicídio. O lançamento da premiação será nesta quinta-feira (24),14h, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.
A solenidade de entrega da Medalha Jucemar Lima é alusiva aos 50 anos da realização da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em Criciúma, realizado entre os dias 19 e 26 de outubro de 1974. Na época, para realizar a competição, além de melhorar a infraestrutura da cidade, foi construído a Vila Olímpica, localizada no Morro Cechinel, e uma pista de atletismo no Estádio Heriberto Hulse, palco da abertura do evento, que foi televisionado para todo o estado de Santa Catarina.
“Foi a primeira vez que o município sediou um evento esportivo de grande magnitude. Além de impulsionar o esporte, a 15ª edição do Jasc trouxe desenvolvimento para Criciúma. A cidade recebeu delegações de 43 municípios e ganhou visibilidade para todo território catarinense”, conta o presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame.
Os homenageados da primeira edição da Medalha Jucemar Lima serão cidadãos que participaram ativamente do Jasc de 1974, como atletas, organizadores e familiares do ex-prefeito Algemiro Manique Barreto e do ex-vice-prefeito Fidelis Back. Além dos gestores responsáveis por trazerem o evento esportivo para Criciúma, também serão homenageados os familiares de Jucemar Lima, bem como uma menção honrosa para os representantes de pessoas e profissionais que participaram ativamente do Jasc de 1974.
“Jucemar Lima era uma pessoa muito querida no meio esportivo e que teve contribuição grandiosa para a cidade. No mês de novembro completará 35 anos que ele nos deixou e, nada mais justo, que essa homenagem a ele e aos seus familiares. Criciúma já lhe homenageou conferindo o nome de uma rua no bairro Vila Zuleima e o nome do prédio administrativo da FME, mas queremos ir além e dar o nome dessa premiação, que a ideia é ser realizada anualmente, homenageando os destaques do ano do nosso município, sejam atletas, dirigentes ou entidades que promovam o esporte em Criciúma”, explica o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.
Quem foi Jucemar Lima?
Empresário do setor farmacêutico, desportista e graduado na segunda turma do curso de Educação Física da Unesc, Jucemar Lima nasceu em Siderópolis no dia 8 de junho de 1951. A paixão pelos esportes lhe permitiu atuar como atleta em times amadores e como dirigente em clubes como o Criciúma Esporte Clube e o Esporte Clube Próspera.
Vítima de assalto ao chegar no edifício em que residia no bairro Comerciário, foi assassinado na madrugada de 23 de novembro de 1989, aos 38 anos. O crime gerou comoção de repercussão estadual. Em reconhecimento à sua atuação no cenário esportivo, Criciúma conferiu seu nome a uma rua na comunidade de Vila Zuleima e ao prédio administrativo da FME, localizado no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Valmir Antônio Orsi.