Dois atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Associação Criciúma de Xadrez (ACX) estão participando da disputa do Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez, que está sendo realizado no Hotel Canasvieiras Internacional, em Florianópolis. Ao todo, 527 jogadores de 62 países participam do evento, sendo 97 enxadristas brasileiros. Os criciumenses Kauan Carlos da Silva e Pedro José Motta estão representando, também, o Brasil na competição.
O Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez reúne os melhores jogadores do mundo, com até 18 anos, divididos entre as categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Absoluto e Feminino. As disputas iniciaram na última terça-feira (29) e seguirão até o dia 10 de novembro. Serão 11 partidas no ritmo de Xadrez Clássico, ou também conhecido como Pensado, para definir os campeões de cada categoria.
“Cada partida no ritmo Pensado pode ter mais de cinco horas de duração. É um torneio exaustivo e que exige muito treinamento e concentração. Estamos na torcida pelos nossos atletas, que competem na categoria Sub-14 Absoluto. Tenho certeza que eles vão representar muito bem o nosso município e o nosso país”, comenta a técnica de xadrez da FME de Criciúma, Gisele Leacina.