O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, recebeu o atleta paralímpico de natação da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Sociedade Recreativa Mampituba, Nicolas Coelho, em seu gabinete nesta quinta-feira (7) para um café da tarde. O ato foi realizado pelo gestor do executivo para parabenizar o nadador pelo título no maior evento multiesportivo escolar mundial, o ISF Gymnasiade U-18 2024, disputado em Manama, no Bahrein.
“Esse título mundial conquistado pelo Nicolas é uma vitória para Criciúma e para o Brasil. Em nome dos criciumenses, venho aqui parabenizá-lo por essa grande conquista e também agradecê-lo por levar o nome da nossa cidade tão longe. Continue treinando e se dedicando, tudo na vida é treino, é determinação, é garra, é vontade e não desistir nunca. Siga assim em tudo na sua vida, que certamente você irá muito mais longe”, destacou o prefeito.
O atleta conquistou medalha de ouro na prova de 200m Medley, além de duas medalhas de prata nas provas de 50m Borboleta e 50m Livre. No último ano, o nadador criciumense já havia sido campeão mundial escolar na categoria Sub-15, na ISF U-15 Gymnasiade 2023, disputada no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele conquistou a medalha de ouro nos 50m Borboleta e prata nos 50m Costas e nos 200m Medley.
“Neste ano ainda tenho as Paralimpíadas Escolares, no final de novembro, e o Campeonato Brasileiro de Natação, no começo de dezembro. Meus próximos objetivos são disputar o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que será realizado em Singapura, em 2025, e os Jogos Parapan-Americanos, que será em Lima, no Peru, em 2027. A meta, principalmente, é buscar uma classificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles, em 2028”, contou Coelho.
O presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame, destacou as oportunidades que o esporte proporciona aos atletas. “O esporte muda a vida das pessoas. Quem se dedica a ele, têm possibilidades ímpares. Com apenas 16 anos, o Nicolas já conseguiu viajar e conhecer várias cidades do Brasil e agora, também, fora do país. Neste ano foi para Bahrein, ano que vem, com certeza, terá condições de ir para Singapura, e, mantendo nesse ritmo, pode ir para a Paralimpíada de Los Angeles”, salientou.