As mulheres têm cada vez mais conquistado espaço no meio esportivo, e em Criciúma não é diferente. Com apoio e condições fornecidas pelo governo municipal, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), muitas atletas se destacam em diversas modalidades e em competições a nível estadual, nacional e até internacional.
Na primeira semana da 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), realizada em Concórdia, as atletas criciumenses evidenciaram a aptidão e competência que possuem, trazendo grandes resultados para o município. Até a primeira metade da competição, todas as medalhas conquistadas pela delegação criciumense foram fruto do talento e da garra das mulheres.
“Embora o Jasc seja uma competição estadual, é reconhecido pelo alto nível de rendimento, com destaque no Brasil. Grandes esportistas brasileiros já participaram e muitos ainda competem nos jogos. As atletas criciumenses terem conquistado ótimos resultados em todas as modalidades que disputaram não é por acaso. Os resultados mostram a força do esporte feminino de Criciúma e também o investimento que é realizado para a democratização do esporte na cidade, em todos os quesitos e modalidades”, destaca o presidente da FME de Criciúma, Adriano Osellame.
Criciúma possui representantes femininas em dez modalidades dos Jasc 2024. Até então, já disputou o atletismo, onde a atleta Luísa Lummertz conquistou a medalha de prata no salto em altura, basquete 3x3, onde a equipe foi campeã da primeira edição da modalidade na competição, futebol, onde a equipe conquistou a medalha de bronze e xadrez, onde a enxadrista Clara Dias alcançou uma medalha de prata, no estilo Rápido, e uma medalha de bronze, no estilo Blitz.
O município ainda teve como destaque a enxadrista Alice Donato, que alcançou o quarto lugar no estilo Blitz, e, no taekwondo, a taekwondoin Clarissa Bonotto, que conquistou o quinto lugar na categoria Poomsae Faixa Preta. O município ainda disputa as modalidades femininas de basquete 5x5, futsal, handebol, jiu-jitsu e karatê.