Acessibilidade
Alt + 0


Menu
Alt + 1

Ir para conteúdo
Alt + 2

Contraste
Alt + 3

Diminuir fonte
Alt + 4

Aumentar fonte
Alt + 5

Mirando vaga olímpica, atletas de Criciúma disputam final do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez

Competição será realizada entre terça-feira (26) e domingo (1º), em Timbó

Texto: Emerson Justo
Foto: Divulgação FME/Criciúma

Data: 26/11/2024 Última Atualização: 26/11/2024 19:57

Duas atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma disputam nesta semana a final do 63º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez. A competição será realizada entre terça-feira (26) e domingo (1º), em Timbó. Clara Dias e Nicoly Guilherme viajaram para o Vale Europeu Catarinense na última segunda-feira (25). A enxadrista campeã do torneio garantirá uma vaga para integrar a equipe olímpica feminina brasileira nas Olimpíadas de 2026.


“É um torneio de alto nível, mas que temos condições de conquistar. A Clara é uma grande promessa brasileira, que temos aqui na nossa cidade. Ela é a atual campeã brasileira Sub-16 e estadual Sub-18, e neste ano integrou a Seleção Brasileira Olímpica pela primeira vez, com apenas 15 anos. Foi a atleta mais nova da nossa delegação na Olímpiadas de Budapeste, na Hungria. Já a Nicoly vem evoluindo a cada dia e esperamos que ela possa surpreender as adversárias”, destaca a técnica de xadrez da FME de Criciúma, Gisele Leacina.

A final do 63º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez terá a participação de mais de 50 atletas do Brasil. A competição é aberta para todas as mulheres, sendo disputada no ritmo clássico. O torneio contará para o rating da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Será distribuído uma premiação total de R$16 mil aos melhores colocados. A campeã, além da vaga olímpica, receberá R$5 mil e troféu.