O atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Vitor Lima, se sagrou campeão brasileiro de karatê na última quinta-feira (5). O karateca criciumense disputou a etapa final da competição nacional na categoria Sub-21 – até 75kg. O Campeonato Brasileiro de Karatê 2024, categorias Sub-21, Master, Sênior, Parakaratê e Universitário está sendo disputado desde a última quarta-feira (4) e segue até domingo (8), em Brasília (DF).
“É uma competição muito difícil, onde se encontram os maiores karatecas do Brasil de todas as categorias. No último mês, o Vitor já havia se tornado campeão catarinense na categoria Sênior – até 75kg, e agora consegue um feito ainda maior. Aconteceu tudo dentro das nossas expectativas e estamos muito contentes com o resultado. Estou muito orgulhoso por esse atleta, que é fruto de um projeto social nosso e que agora é um campeão brasileiro em uma categoria adulta”, comentou o técnico de rendimento de karatê da FME de Criciúma, Edmundo Cândido.
O coordenador de karatê da FME de Criciúma, João Cândido, contou que fazia três anos que Criciúma não tinha um campeão brasileiro adulto na modalidade. “Através do projeto social +Esporte +Futuro, nós viemos há alguns anos desenvolvendo o karatê na cidade para crianças e adolescentes. Como resultado, estamos cada vez mais conquistando títulos no cenário estadual e nacional. Até então, as conquistas nacionais estavam vindo nas categorias juniores, mas agora nossos frutos estão chegando também ao adulto”, comemorou.
Nesta sexta-feira (6), o karateca criciumense conquistou também uma medalha de bronze por equipe, representando o estado de Santa Catarina. “Depois das disputas individuais, os técnicos de cada estado avaliam seus atletas e selecionam quatro para a competição por equipe. O Vitor foi convocado para representar Santa Catarina e, junto com os colegas, conseguiu conquistar mais essa medalha de bronze”, explicou o técnico criciumense, que está acompanhando o atleta na competição nacional.