Gestores da FME Criciúma e da Associação Desportiva participam de reunião sobre novo programa da Fesporte
Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) busca fortalecer projetos esportivos por meio de recursos provenientes de empresas

Texto: Marcelo Becker
Foto: Marcelo Becker/FME
Data: 04/07/2025 Última Atualização: 04/07/2025 19:56
Gestores da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, da Associação Desportiva Criciúma (AD) e técnicos de algumas modalidades participaram, nessa quinta-feira (3), de uma reunião técnica sobre o funcionamento do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), lançado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
O PIE busca estimular a prática esportiva e fortalecer projetos de esportes com o uso de recursos provenientes de empresas. Esses investimentos são obtidos por meio da renúncia fiscal, com as organizações destinando parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido ao Estado para apoiar iniciativas aprovadas no programa. Os conceitos e os procedimentos legais de adesão e operação foram apresentados pelo diretor de Políticas e Projetos Esportivos da Fesporte, Jorge Davi Agostinho da Silva, e pelo analista de esporte da entidade, Leonardo De Lucca.
“Toda iniciativa de incentivo e estímulo ao esporte é bem-vinda, pois são novas ferramentas que surgem para fortalecer esse meio que beneficia a vida de tantas pessoas, especialmente crianças e adolescentes da nossa cidade”, comentou a presidente da FME, Robinalva Ferreira.
O diretor-executivo da AD Criciúma, Sandro Araújo, também ficou satisfeito com o surgimento de mais uma opção de incentivo às agremiações esportivas. “A questão financeira sempre é um desafio para quem trabalha com o esporte, principalmente nas ações de formação com crianças e adolescentes. Quando há um incentivo nessa área, projetos esportivos se tornam mais viáveis”, destacou Sandro.