Criciúma receberá dois torneios internacionais de tênis em novembro
Reta final da temporada terá eventos ITF masculino e feminino com premiação de US$ 15 mil em Santa Catarina
Texto: Lia Benthien/Colaboração
Foto: Lucas Colombo/Mampituba
Data: 31/10/2025 Última Atualização: 31/10/2025 19:10
Como parte das comemorações do centenário de Criciúma, a cidade vai sediar dois torneios profissionais de tênis — um masculino e um feminino — entre os dias 9 e 16 de novembro. Ambos distribuirão US$ 15 mil em premiação e terão como sede a tradicional Sociedade Recreativa Mampituba.
Com 15 quadras, sendo seis cobertas e uma rápida, o clube oferece toda a estrutura necessária para receber simultaneamente as duas competições profissionais, no melhor estilo dos grandes torneios do circuito mundial, que reúnem jogos masculinos e femininos na mesma semana. O evento será denominado Criciúma Open de Tênis Profissional – Comemoração do Centenário.
Tenistas de 28 países já figuram na pré-lista da entidade para disputar o campeonato, que garante 15 pontos no ranking mundial aos campeões de simples e duplas, no masculino e no feminino. Os torneios ITF M15 e W15 são uma das principais portas de entrada para os jogadores em início de carreira ou em fase de transição do juvenil para o profissional, já que é onde conquistam os primeiros pontos no ranking e ganham experiência no circuito profissional.
A realização de mais um grande evento esportivo neste fim de ano em Criciúma é celebrada pelo prefeito Vagner Espindola. “Vamos fechar com chave de ouro uma temporada esportiva de eventos de grande porte. Começamos com o STU National de skate, em abril, o amistoso de vôlei da Seleção Brasileira Masculina de Novos, em julho, a Maratona do Centenário, em setembro, e o basquete do Harlem Globetrotters, agora em outubro, além de competições nacionais de sinuca, handebol, futsal e bocha. Então, a realização do Criciúma Open de Tênis Profissional também faz com que o município tenha um destaque importante no roteiro de grandes eventos que sempre movimentam o turismo e a economia, impactando a vida de milhares de pessoas”, afirma o prefeito.
Para a presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Robinalva Ferreira, a competição situa Criciúma como uma cidade esportivamente diversificada. “Poucos municípios recebem eventos internacionais de tênis de grande porte como esse, o que mostra que temos uma ótima infraestrutura e capacidade para receber diversas modalidades esportivas, sendo um grande diferencial e que chama a atenção de organizadores para próximos eventos”, declara Robinalva.
Já o fundador da Try – promotora do evento, Nelson Aerts, comenta que “ficamos felizes em fazer parte desta ação em comemoração ao Centenário de Criciúma. Nossa missão sempre foi trabalhar em prol do tênis e do desenvolvimento dos jogadores. Competir no Brasil representa uma grande vantagem para os tenistas locais, que recebem em dólar e gastam em real, reduzindo custos em uma fase da carreira em que muitos ainda buscam patrocinadores e apoio para seguir no profissionalismo”.
O presidente da Sociedade Recreativa Mampituba, Larciney Antônio Fabris, também comemora a realização dos torneios no clube. “O Mampituba tem uma história muito ligada ao tênis e receber dois eventos profissionais internacionais em um momento tão importante para Criciúma é motivo de grande orgulho. Estamos preparados para oferecer uma estrutura de alto nível e acolher atletas e equipes de todo o mundo, reforçando o papel do Mampituba como referência esportiva em Santa Catarina e no Brasil”, destaca.